terça-feira, 8 de maio de 2012

Amamentar: Será que eu consigo?

Esse post chega com um pouco de atraso, mas isso foi proposital.

Eu precisava passar pela experiência completa antes de chegar a uma conclusão sobre o assunto...

Tudo começou ainda na maternidade, quando o Marcelinho começou a mamar eu percebi que algo não estava certo...Sentia uma dor estranha e pelo que eu já havia lido sobre o assunto eu sabia que não era para doer.

Pedi ajuda para as enfermeiras do berçário, disse que eu achava que ele não estava pegando certo e elas por sua vez só me diziam: "Está tudo certo mãe", "É assim mesmo".

Viemos para casa e a situação só piorou, em poucos dias eu estava com os bicos dos seios em carne viva. Literalmente sangravam a cada mamada e eu tentava a todo custo suportar a dor para que meu filho pudesse se alimentar.

Cheguei ao ponto de morder uma fralda a cada mamada para não gritar no ouvido dele.  Eu chorava, chorava e chorava... Senti que eu estava entrando numa tristeza profunda e isso me assustava.

Mesmo passando por tudo isso eu ainda era obrigada a ouvir as pessoas dizendo: "Isso é normal" ou "Tem que aguentar" ou "Você tem que dar o peito assim mesmo".
Todos tem a péssima mania de só pensar no bebê, mas e a mãe??? E a saúde da mãe onde fica???

Quem me conhece e acompanhou a gravidez sabe que meu maior medo sempre foi sofrer com a amamentação, nem o parto normal eu temia, mas só de pensar em sentir dor no seio já me dava calafrio...

Então no oitavo dia em casa comecei a me sentir mal... Febre e dor no corpo. Voltei à maternidade e me diagnosticaram com Mastite no seio direito. Pra quem não sabe Mastite é a inflamação das glândulas mamárias e os sintomas são iguais aos de quem tem uma forte inflamação na garganta. Passei uma noite com 39,6° de febre, tomando antibiótico e antitérmico.

A essa altura do campeonato eu já estava num estado deplorável... Foi quando minha mãe pediu ajuda para
uma amiga dela que é enfermeira e faz parte do grupo de aleitamento do Hospital São Luiz.

Ela me ensinou a massagear corretamente o seio, a fazer a ordenha (só se cura a Mastite tirando o leite) e me aconselhou a dar um tempo. Eu precisava me curar tanto física quanto psicologicamente. Todos sabem que o estado emocional influencia  na produção de leite e no meu caso a situação chegou ao limite.

Fiquei uma semana tirando o leite com a bombinha para que meu seio pudesse cicatrizar. Como eu já não estava produzindo leite suficiente tive que introduzir o Nam também.

Fui voltando a dar o peito aos poucos, sem forçar nada. Graças a Deus ele não estranhou e voltou a mamar super bem!

Hoje eu ainda sinto um pouco de dor quando ele "pega", estou tirando o Nam aos poucos e hoje faz 24h que não dou nenhuma mamadeira para ele.

Tenho fé que daqui para frente tudo tende a ser cada vez melhor, mas infelizmente ainda não tenho aquele sentimento lindo que todas as mães tem quando amamentam seus filhos. Tenho minhas dúvidas se um dia sentirei esse prazer depois de tudo o que passei, mas o importante é que meu filho está sendo alimentado por mim e só isso que me importa!

beijos
Fran

5 comentários:

  1. Puxa Fran, que barra. Fico feliz que agora esteja tudo melhorando. Saudades.

    ResponderExcluir
  2. Força amiga, vai dar td certo..Te admiro pela persistencia e vontade de amamentar o Marcelinho!!!

    ResponderExcluir
  3. Fran que legal saber tudo como foi e melhor ainda é saber que você CONSEGUIU!!!
    Eu tinha certeza que se daria super bem, é uma mãezona e tudo há de ficar bem, afinal: com o nascimento do bebê nasceu também uma MÃE, e você aprenderá muitas coisas para sempre agora ... cada dia uma lição, momentos bons, outros nem tanto, mas tuuuudo para o aprendizado.
    Por isso que dizemos a vida é uma escola!!! =)
    Pode contar comigo pro que precisar, mesmo de longe, você sabe disso né?!
    Um beijo, tenta arrumar tempo pra postar toda semana e o mais importante: QUEREMOS FOTOOOOOOOS!!!
    Como eu e a Nadia nossa amiga da comu estávamos falando, a gente participa da gravidez de vocês com tanto carinho e depois não vem nenhuma foto???
    Pooooooooxa rsrsrs ... se vira nos 30 aí ... máquina sempre perto e vai mandando.
    Beijos e até o próximo post!
    Cami

    ResponderExcluir
  4. kkkk Adorei o comentário da Cami!!!
    Deixa eu te falar, se eu soubesse que vc estava passando por esta experiência chatinha, mas mega comum, infelizmente, poderia ter te dado umas dicaszinhas... Mas acho que ainda dá tempo de te dar uma, aliás, até podia ter levado os protetores de mamilo pra vc qdo estive em Sampa semana passada, pq acabei nem usando...
    Vou colocar aqui, publicamente, e não por msg, pq pode ser de ajuda para outras mamães tb...
    A produção de leite nas primeiras semanas de vida é muito irregular, é normal. Para aumentar a produção de leite, vc pode tomar Plasil (mas fale com seu médico, tb), pelo menos 3X ao dia e depois, qdo normalizar, vc vai tirando. Se vc sentir sua mama quente e inchada, com muito leite, tente ordenhar (se estiver dolorida, no banho fica mais confortável). Na hora do banho, se a água estiver mais quente, isso vai aumentar a produção de leite. Se vc quer diminuir pq a mama tá com muito leite, use a água ou bolsa de água fria. Não é normal doer enquanto o bb mama!!!!! Quando a gente diz que é normal, significa que é comum acontecer, mas não é pra doer não! Se o seu bico estiver machucado é pq o bb não está pegando direito, ele está pegando o bico ao mamar. Aí dói mesmo. E muito. Se ele pegar seu bico, tire na hora!!! E tente novamente. Se o bico já estiver machucado, você tb pode usar um protetor de mamilo da Avent (custa uns 30 reais)! Tenho amigas que usaram e amaram!!! Depois, nos intervalos de mamada, use as conchas protetoras para não ficar machucando o bico do peito no sutiã, nas roupas, enfim...E use, sempre, durante todo o período que o bb mamar, o creme Lansinoh no bico do peito! Cura a ferida e ajuda a prevenir. Sabe o que é muito bom pra cicatrizar tb? O próprio leite materno. Passe um pouquinho do leite (como se fosse uma pomada) após cada mamada!
    Ufa, espero ter ajudado um pouquinho!
    Boa sorte, lindona!!!
    BJKAS, NÁDIA.

    ResponderExcluir
  5. Nossa, Fran, só li isso agora! Que barra que você passou! Mas que bom que agora está tudo certo!
    Realmente, depois que o bebê nasce muita gente só pensa nele e esquece que também acontecem problemas com a mamãe... Mas é isso aí, sempre que sentir que tem alguma coisa errada, insista, fale com o médico, leia, pesquise...
    Boa sorte!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...